header images

In Touch

With Tomorrow

Estimativa das disponibilidades hídricas
O Estudo hidrológico é um assunto bastante complexo e caro (milhares de €, dependendo da extensão e finalidade). Não faz sentido onerar um pequeno aproveitamento com uma despesa que afunda, logo no início, a rentabilidade do investimento. Aliás os antigos moinhos nunca possuíram estes estudos e isso não impediu a sua construção nem funcionamento durante algumas décadas.

Mesmo assim, conhecer o caudal, que correrá num determinado espaço de tempo, num rio ou ribeira, tem uma grande utilidade para determinar correctamente a concepção do aproveitamento, tipo de máquinas, estimar a produção e calcular a viabilidade do investimento. Hoje em dia há bases de dados disponíveis, que nos permitem obter essa informação.

Desenvolvi e aperfeiçoei, durante 20 anos que trabalhei no ramo, uma metodologia que permite fazer uma estimativa aproximada de caudais de qualquer curso de água em qualquer local em Portugal. A precisão desta metodologia é mais que suficiente para os fins propostos, com custos muito reduzidos.

Caso estiver ponderar construção de uma pequena hídrica e precisar de conhecer os caudais disponíveis (Curva de caudais classificados), contacte-me.

Curva de caudais classificados



Voltar para Guia do entusiasta das micro-hídricas