header images

In Touch

With Tomorrow

Gerador
Como gerador de 220 ou 400 V, numa micro-hídrica, podemos usar um motor eléctrico comum, assíncrono com rotor (gaiola) em curto-circuito. É barato, fiável, simples, com necessidade baixa de manutenção e não precisa qualquer adaptação.

Quando precisamos um gerador de 12 ou 48 V, um autoalternador serve perfeitamente (de carro, autocarro, camião).

  • Gerador assíncrono
  • Gerador assíncrono horizontal      Gerador assíncrono horizontal

    Como funciona
    • só pode funcionar em paralelo com rede pública (existem relatos que discordam com esta afirmação, alegando que minimamente adaptado, pode produzir também numa rede isolada)
    • não precisa de sincronização complicada
    • não precisa de regulação da tensão nem da frequência
    • não precisa de regulador de velocidade

    O mais importante é escolher correctamente a velocidade de rotação (rpm) do gerador (eventualmente transmissão). Motor eléctrico assíncrono, para trabalhar como gerador assíncrono, terá de atingir velocidade acima da síncrona. Isso é, uma velocidade superior ao valor especificado na placa do motor. É fácil determinar o valor correcto.

    Cálculo da velocidade do gerador

    Que gerador escolher

    Quanto mais baixa velocidade, maior o peso e custo, mais difícil arrefecimento. Por outro lado beneficia a transmissão. Velocidade mais adequada é entre 750 e 1500 rpm síncrona. Maior velocidade síncrona não é recomendável. Em caso de embalamento a velocidade atinge o dobro e pode destruir o gerador.

    A potência deve corresponder à potência da turbina. Gerador pode trabalhar com alguma sobrecarga. O melhor rendimento é perto da zona de potência nominal, por isso é de evitar escolha de um gerador com potência mais elevada que necessária. Em carga parcial da turbina (com regulação) um gerador sobredimensionado teria de trabalhar numa zona de rendimento baixo (ver gráfico).

    Gerador assíncrono rendimento

    Cálculo do condensador

  • Alternador automotivo
  • Indicado para produzir energia para um sistema autónomo com baterias e inversor. Dependendo da construção e origem, podem produzir tensão de 12, 24 ou mais V. Corrente 30 a 200 A. Um alternador do carro é barato e comum. A velocidade de rotação é bastante alta, entre 4 a 8000 rpm, o que representa uma desvantagem (perdas na transmissão)

    Alternador carro 12V      Alternador camião 24V


    Voltar para Guia do entusiasta das micro-hídricas